Deixando a carne macia e suculenta com nós das Receitinhas Compartilhadas! Quem não ama uma comida deliciosa e bem preparada? E quando se trata de carnes, deixar a carne macia e suculenta é um desafio que muitos cozinheiros enfrentam.
Por isso, existem diversas técnicas e truques para garantir que a carne fique no ponto certo, seja no churrasco, na grelha ou no forno. Nesta breve introdução, vamos explorar algumas dicas valiosas para preparar carnes que vão deixar o seu paladar muito feliz.
Afinal, a textura e a suculência são elementos essenciais para que um prato seja saboroso e agradável ao paladar. Para alcançar esse objetivo, existem diversas técnicas e truques culinários que podem ser utilizados na preparação da carne. Confira que com certeza você vai adorar as nossas dicas!
Deixando a carne macia e suculenta
1 – É sempre melhor usar carne que foi apenas refrigerada em vez de congelada e descongelada, pois a carne descongelada pode perder líquido e ficar ressecada. Deixe a carne atingir a temperatura ambiente antes de grelhá-la.
2 – Ao cortar a carne, corte sempre contra as fibras para deixá-la mais macia.
3 – A tradicional técnica de bater a carne com um martelo pode ajudar a amaciar a carne.
4 – O corte da carne é essencial para obter um bife macio e suculento. Alguns cortes são mais adequados para grelhar, como o filé mignon, contra-filé, fraldinha e picanha.
5 – Tempere a carne com sal apenas antes de grelhar ou assar para ajudar a preservar a maciez e o líquido da carne.
6 – Não fure a carne durante a fritura ou na grelha, pois isso pode fazer com que perca líquido e fique ressecada. Use uma pinça ou pegador para virar a carne.
7 – Grelhe a carne em fogo alto e pré-aquecido para que ela fique suculenta.
8 – Vire a carne apenas uma vez e deixe-a cozinhar de 1 a 3 minutos de cada lado, dependendo da espessura da carne.
9 – A carne ao ponto é a maneira ideal de servir a carne, com uma crosta crocante e um interior que varia de rosa a vermelho, dependendo do grau de cozimento desejado.
10 – Deixar a carne de molho em suco de laranja e refrigerante à base de cola pode ajudar a amaciar a carne.
11 – Marinadas de suco de abacaxi, vinho, vinagre, gengibre e sucos de kiwi podem ajudar a amaciar a carne.
12 – O leite integral também pode ser usado como uma marinada para deixar a carne mais macia.
13 – Os melhores cortes bovinos para assar incluem maminha, alcatra, picanha, costela e acém.
14 – Cubra a carne com papel alumínio durante a primeira parte da cocção e retire-o nos últimos minutos para dourar por fora.
15 – Peças de carne com até 1,5kg são ideais para assar inteiras, evitando que fiquem ressecadas por fora e cruas por dentro. A temperatura do forno deve ser média a alta, entre 180°C e 220°C.
16 – Asse a picanha com a gordura para cima para evitar a perda de umidade.
17 – Adicionar uma lata de cerveja para cada 1kg de carne pode ajudar a tornar a carne mais macia.
18 – Colocar uma assadeira com água no forno durante o cozimento da carne pode ajudar a evitar que ela fique muito ressecada.
19 – Adicionar bicarbonato de sódio ao tempero de cozidos de costela, músculo, lagarto e coxão duro pode ajudar a amaciar a carne.
20 – Não adicione água fria a ensopados, sempre aqueça qualquer líquido antes de adicioná-lo à panela.
21 – Para eliminar a acidez do bife de fígado, uma técnica simples é mergulhá-lo em suco de laranja por alguns minutos. Isso ajuda a tornar a carne mais suave e agradável ao paladar.
Em nossa aba NOSSAS DICAS você encontra mais dicas.
Faça parte do nosso CANAL NO WHATSAPP para ter acesso a todas as nossas receitas diretamente do WhatsApp.